Segundo o historiador Luis Góes, ainda existe controvérsia sobre a ortografia do nome do bairro; afinal, escreve-se Santa TereSa ou Santa TereZa??
A ortografia correta, de acordo com a preferência dos seus moradores, da PBH- Prefeitura de Belo Horizonte e das referências atuais, é Santa Tereza, com Z, pois Santa Tereza com S é como se escreve o nome da Padroeira da Igreja Matriz, ou seja, Santa Teresa de Ávila.
Outra curiosidade, é que a ortografia que foi usada pelo jornal Santa Theresa lembra a maneira como se escrevia entre os anos de 1925 a 1939.
Um comentário:
Alguns ainda escrevem o toponimo com "z," mas de acordo com a revisao da ortográfia nos anos 1970, convencionou-se que nomes próprios com som de "z" no meio ou final deles fossem grafados com "s," com exceção de "Luzia" que vem de "luz" e do verbo "luzir." Logo, "Teresa," "Teresinha," "Ines," "Marisa," "Maisa," "Isaira," "Luis" e "Luisa", assim como "Brasil", proveniente de "brasa" devem ser soletrados com "s," a nao ser que as pessoas com tais nomes tenham sido registradas de acordo com a ortografia antiga.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Teresinha_%28bairro_de_S%C3%A3o_Paulo%29
Postar um comentário